Comércio de commodities agrícolas: impactos e desafios para a sustentabilidade no Brasil (2024)

O projeto Comércio, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Trade Hub), do Centro de Monitoramento da Conservação Mundial do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP-WCMC), está reunindo organizações de diferentes países, incluindo o Brasil, para ajudar a tornar o comércio sustentável para as pessoas e o planeta.

Juntos, esses parceiros do setor privado, traders, pesquisadores, governos e sociedade civil estão estudando todas as etapas de diversas cadeias de suprimentos, revelando conexões prejudiciais e potenciais maneiras de fazer mudanças duradouras.

Como o comércio agrícola pode impactar a natureza e as pessoas no Brasil? E o que pode ser feito a respeito de seus impactos? Entrevistamos a pesquisadora de pós-doutorado do Trade-Hub e professora da Universidade de Brasília, Susan E. M. Cesar de Oliveira, que tem dedicado seu tempo ao estudo dos impactos, riscos e benefícios associados ao comércio internacional de commodities agrícolas no Brasil, especialmente aqueles relacionados à conservação da biodiversidade.

Comércio de commodities agrícolas: impactos e desafios para a sustentabilidade no Brasil (1)

O que está acontecendo no cenário do comércio de commodities agrícolas no Brasil? Podemos dizer que soja, carne bovina e óleo de palma são produzidos de forma mais sustentável do que no passado?

O Brasil - um importante ator na segurança alimentar global - é o maior exportador de soja e carne bovina do mundo. Inovações tecnológicas têm promovido ganhos de produtividade e permitido o estabelecimento de mecanismos para monitorar de perto a sustentabilidade da produção. No entanto, o desmatamento para expansão de terras agrícolas, o uso intensivo de agroquímicos e outras práticas que impactam negativamente o meio ambiente ainda são um desafio para o país. Importantes avanços ainda precisam ser feitos em direção à transição do Brasil para uma agricultura mais sustentável, alinhada ao aprimoramento do planejamento e gestão do uso da terra; e priorização de áreas para conservação e restauração.

A produção dessas commodities pode estar mais relacionada à perda ou ao ganho de biodiversidade? Qual é o contexto hoje?

A produção de commodities comercializadas globalmente é uma das principais causas de desmatamento, conversão de vegetação natural, perda de habitat e biodiversidade. No Brasil, não apenas a floresta amazônica está em risco - o rico bioma do Cerrado tem sofrido impactos severos devido ao cultivo em larga escala de soja e criação de gado. Embora haja uma maior conscientização sobre as conexões existentes entre produção agropecuária, consumo, comércio internacional e a perda de biodiversidade, esforços públicos e privados coordenados ainda são necessários para abordar completamente os impactos adversos dos sistemas alimentares insustentáveis. A complexidade das cadeias de suprimentos globais e as dificuldades inerentes a mensurar o valor da biodiversidade e seus impactos dentro das cadeias de suprimentos são alguns dos desafios para tornar essas conexões ainda mais explícitas e encontrar soluções aplicáveis.

Como as regras e legislações comerciais estão melhorando para aumentar a sustentabilidade no setor?

Em nível multilateral, há um impulso renovado para reduzir a lacuna entre os diferentes "mundos" do comércio e do meio ambiente. A "Declaração dos Líderes de Glasgow sobre Florestas e Uso da Terra" e o "Diálogo Florestal, Agrícola e Comercial" (FACT), que resultou da COP26 da UNFCCC em 2021, são bons exemplos e fornecem um roteiro para a ação. As "Discussões Estruturadas sobre Comércio e Sustentabilidade Ambiental" (TESSD), uma iniciativa liderada por membros da Organização Mundial do Comércio (OMC), também fornecem um novo fórum para discussões, além do Comitê de Comércio e Meio Ambiente da OMC. No entanto, as regras comerciais multilaterais ainda não abordam questões-chave de sustentabilidade, como o desmatamento. É por isso que o Reino Unido, a União Europeia e outros países estão buscando adotar regulamentações para cadeias de suprimentos livres de desmatamento. Além disso, há um forte apelo para fortalecer as disposições de sustentabilidade nos acordos de livre comércio e melhorar os mecanismos de avaliação de impacto.

O que pode ser feito para tornar o comércio agrícola mais sustentável? Quais são as ferramentas disponíveis e por que devem ser usadas?

A coerência e convergência de políticas e o aumento das sinergias entre consumidores, produtores e investidores são fundamentais para melhorar a sustentabilidade do comércio agrícola. Embora existam muitas ferramentas públicas, privadas e híbridas disponíveis — como regulamentações, normas e certificações voluntárias de sustentabilidade, compromissos de empresas, compromissos nacionais em acordos ambientais multilaterais, entre outros — são necessários frameworks inovadores de governança multinível para melhorar a coordenação, evitar a duplicação de esforços e custos de transação desnecessários.

Se nenhuma ação for tomada para reduzir os riscos e impactos das commodities agrícolas, quais consequências enfrentaremos?

As práticas agrícolas não sustentáveis levam à degradação do solo, perda de biodiversidade, poluição e escassez de recursos hídricos e impactos adversos na saúde humana. Além disso, aumentam as mudanças climáticas e representam riscos sistêmicos para a produtividade agrícola.

Quais são os impactos sociais da agricultura não sustentável e quem é mais afetado?

A expansão da fronteira agrícola para plantações de monocultura em larga escala, sem respeito ao meio ambiente e aos recursos naturais, gerou impactos sociais adversos. Agricultores familiares, povos indígenas e comunidades tradicionais são os grupos mais vulneráveis, sofrendo as consequências da grilagem de terras, desmatamento ilegal e uso indiscriminado de agrotóxicos. A pobreza, a insegurança alimentar e hídrica e a migração para áreas urbanas foram impulsionadas pela produção não sustentável de commodities. Isso ilustra a necessidade de transição para sistemas alimentares mais sustentáveis, que sejam social, econômica e ecologicamente equilibrados.

***

Se você quiser saber mais sobre o trabalho de Susan Oliveira no projeto Trade-Hub, acesse o site de nossa instituição parceira, oIIS-Rio, que realizou vários estudos relevantes para entender o comércio e a sustentabilidade no Brasil.

Comércio de commodities agrícolas: impactos e desafios para a sustentabilidade no Brasil (2024)
Top Articles
Difference between day trading and swing trading | Knowledge Center IIFL Securities
Consultation - Essential for a 'Genuine Redundancy' | Matthews Folbigg Lawyers
Time in Baltimore, Maryland, United States now
Free Atm For Emerald Card Near Me
Gore Videos Uncensored
Aces Fmc Charting
Katie Boyle Dancer Biography
Lesson 3 Homework Practice Measures Of Variation Answer Key
Aries Auhsd
Job Shop Hearthside Schedule
Craigslist Free Stuff Greensboro Nc
10-Day Weather Forecast for Santa Cruz, CA - The Weather Channel | weather.com
Huntersville Town Billboards
Lowes Undermount Kitchen Sinks
Att.com/Myatt.
Rqi.1Stop
Conan Exiles Sorcery Guide – How To Learn, Cast & Unlock Spells
Isaidup
The Largest Banks - ​​How to Transfer Money With Only Card Number and CVV (2024)
Ou Class Nav
Renfield Showtimes Near Paragon Theaters - Coral Square
R/Mp5
Perry Inhofe Mansion
Ilabs Ucsf
123Moviestvme
Shiftwizard Login Johnston
CARLY Thank You Notes
Poe Flameblast
Cheetah Pitbull For Sale
Wayne State Academica Login
Vons Credit Union Routing Number
Who Is Responsible for Writing Obituaries After Death? | Pottstown Funeral Home & Crematory
Weekly Math Review Q2 7 Answer Key
Ds Cuts Saugus
Differential Diagnosis
Santa Clara County prepares for possible ‘tripledemic,’ with mask mandates for health care settings next month
Rs3 Nature Spirit Quick Guide
Petra Gorski Obituary (2024)
Enr 2100
From Grindr to Scruff: The best dating apps for gay, bi, and queer men in 2024
Amateur Lesbian Spanking
Market Place Tulsa Ok
Contico Tuff Box Replacement Locks
Rite Aid | Employee Benefits | Login / Register | Benefits Account Manager
Kushfly Promo Code
CPM Homework Help
Basic requirements | UC Admissions
211475039
What Responsibilities Are Listed In Duties 2 3 And 4
Supervisor-Managing Your Teams Risk – 3455 questions with correct answers
Latest Posts
Article information

Author: Trent Wehner

Last Updated:

Views: 6208

Rating: 4.6 / 5 (56 voted)

Reviews: 95% of readers found this page helpful

Author information

Name: Trent Wehner

Birthday: 1993-03-14

Address: 872 Kevin Squares, New Codyville, AK 01785-0416

Phone: +18698800304764

Job: Senior Farming Developer

Hobby: Paintball, Calligraphy, Hunting, Flying disc, Lapidary, Rafting, Inline skating

Introduction: My name is Trent Wehner, I am a talented, brainy, zealous, light, funny, gleaming, attractive person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.